sábado, 3 de julho de 2010

O que colocar no currículo

Depois de receber muitos pedidos de ajuda para criar currículos, resolvi criar esta postagem para ajudar a quem precisa. Um currículo imbatível, sem dúvida pesa muito mais na hora da contratação, ele nada mais é, que a forma de cada profissional vender seu trabalho. Erros de português, falta de clareza, ausência de concisão e informações desnecessárias são comuns, de acordo com profissionais de recrutamento e seleção. Confira a seguir, as recomendações de profissionais de TI para elaboração de currículos, o cartão postal de quem almeja um emprego:

DIGA QUEM VOCÊ É
Comece sempre com seu nome completo. Se quiser, informe também seu estado civil. Números de CPF e RG são totalmente dispensáveis, diz Ricardo Basaglia, headhunter da Michael Page.

NÃO SE ESCONDA
Logo abaixo de seu nome coloque telefones para contato, e-mail e cidade. O endereço também pode aparecer, mas não é fundamental. É importante que informe a cidade de domicilio segundo Rodolfo Ohl. Alguém que esteja disposto a mudar, também pode fazer constar as cidades nas quais aceitaria trabalhar.

OBJETIVOS CLAROS
O objetivo deve estar claramente explícito logo abaixo da identificação e dos contatos. Quem quiser ser coordenador de TI, deve colocar isso no currículo. No caso de o recrutador usar um mecanismo de busca, ele vai usar esta informação no campo da pesquisa, afirma Ohl. Além de encontrar possíveis interessados mais facilmente, em instantes ele decide se vai continuar lendo os restantes de currículos ou não.

DIGA DO QUE É CAPAZ
Logo depois do objetivo, você deve deixar bem claro do que é capaz de fazer, resumindo suas principais qualificações, neste ponto é importante dizer os projetos, realizações e certificações. Essas informações devem ser postas em cerca de 5 ou 6 linhas. Depois diga as empresas em que já trabalhou, mostrando os projetos já realizados e a sua participação neles. “As pessoas listam os conhecimentos técnicos, mas é mais importante mostrar os ganhos práticos, como economia de custo, aumento de receita, etc.”, diz Basaglia. No final do currículo, liste as certificações e informe quais organizações as concederam.

CONCISÃO É ESSENCIAL
Ele não deve exceder duas páginas, mais que isso pode desmotivar o examinador. “Lembre-se de que currículo é diferente de histórico profissional, já recebi currículos com diversas páginas de Word”, afirma Koan Song, gerente operacional de RH info.

FALE APENAS A VERDADE
Nem pensar em dizer coisas que não existem apenas para impressionar o recrutador. Se seu inglês é intermediário, diga apenas isso, se não participou de um projeto importante numa das empresas pelas quais passou, de forma alguma coloque isso no currículo. Essa mentira pode ser descoberta no momento da entrevista ou mesmo depois de conseguir o emprego, isso vai pegar muito mal.

PORTUGUÊS IMPECÁVEL
Parece ser óbvio dizer que tem que estar livre de qualquer tipo de erros ortográficos e gramaticais, na verdade muitos currículos apresentam erros inadmissíveis, caso tenha dúvida de uma palavra, mude para outra sinônima, ou procure ajuda de alguém para corrigir, de forma alguma apresente um currículo com dúvidas de algumas palavras.

APRESENTE-SE BEM
Escreva uma carta de apresentação clara, objetiva e resumida. Procure conhecer a empresa antes da entrevista, seus produtos, serviços e projetos e faça textos personalizados. Atualmente, muitas empresas recrutadores utilizam os serviços de e-mail para receber currículos, nestes casos, a apresentação deve ser no corpo da mensagem, diz Song.

VISTA-SE BEM
A primeira impressão é a que fica, não existe segunda primeira impressão, portanto, vista-se adequadamente para uma entrevista, roupas mais ousadas devem ser para baladas e outras festas, dê preferência a um estilo mais social para emprego. Muitos recrutadores começam a entrevista pelos trajes dos entrevistados, portanto recomenda-se estar bem vestido. E fale apenas o que se espera de você, responda apenas o que foi perguntado e nada de contar histórias no momento da entrevista, limite-se ao necessário.

NA PRÁTICA
A seguir alguns links de modelos de currículos:

Desenvolvedor: www.info.abril.com.br/downloads/modelo-de-curriculo-para-desenvolvedores;

Especialista em infraestrutura: www.info.abril.com.br/downloads/modelo-de-curriculo-para-profissionais-de-infraestrutura;

Profissionais de TI: www.info.abril.com.br/downloads/modelo-de-curriculo-para-profissionais-de-ti;

Outros modelos em: www.meucurriculum.com;

Texto adaptado de DicasInfo EXAME. Ed. 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário